O Museu

Nota introdutória

O Museu Escolar AEVO faz parte integrante do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil e está localizado nas instalações da escola sede do referido agrupamento. Constitui um espaço de encontro de iniciativas variadas, sem finalidades lucrativas, simplesmente de reconhecida utilidade pública. Destinado a conservar de forma responsável o que for sendo cedido à escola e fomentar o interesse na recuperação do Património Português.

É um espaço onde se desenvolve a relação específica do aluno/objeto cultural. É também um espaço permanente, ao serviço da escola, da comunidade baionense e do seu desenvolvimento. Possuí mobiliário, brinquedos, utensílios e livros dos séculos XIX e XX. Aberto ao público, coleciona, conserva, pesquisa, comunica e exibe, para o estudo, a educação e o entretenimento, a evidência material do homem e do seu meio ambiente.

Sem fins lucrativos e de utilidade pública, vive apenas do que os “Amigos do Museu” lhe forem cedendo/ doando. Os múltiplos agentes: alunos, professores, pais, funcionários, agrupamento escolar, Câmara Municipal… estão envolvidos e  estimulados a contribuir, sendo o seu contributo devidamente inventariado e registado.

O Museu Escolar do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, contém bens culturais (no seu sentido amplo, compreendendo o testemunho do homem e do seu meio), que são toda a produção humana, de ordem emocional, intelectual, material e imaterial, independente da sua origem, época, natureza ou aspeto formal, que propicie o conhecimento e a consciência do homem sobre o seu passado educativo e o mundo que o rodeia.